Mox in the Sky with Diamonds

quinta-feira, dezembro 23, 2004

RETROSPECTIVA MUSICAL

MELHOR DISCO SOLO MASCULINO:

Concorrentes:
- John Frusciante, "Shadows collide with people";
- Graham Coxon, "Happiness in Magazines";
- Ian Brown, "Solarized".

And the winner is...............


GRAHAM COXON, "HAPPINESS IN MAGAZINES" - ou "é das antiga"

Não tem. Quem gosta do Blur antigo, aquele de Parklife, antes de se "adaptar" ao mercado americano (álbum "amarelo") e incorporar a psicodelia do Gorillaz para si ("Think tank"), com duetos permanentes e riffs bacanas, vai gostar desse disco. E vai descobrir o quanto Coxon era importante no Blur. 'Bittersweet bundle of misery', por exemplo, é Blur puro. Rock'n'roll com powerpop pra ninguém botar defeito, esse disco solo merece o título de melhor solo.

MELHOR DISCO SOLO FEMININO:

Concorrentes:
- Björk, "Medulla";
- Norah Jones, "Feels like home";
- Joss Stone, "The Soul Sessions".


And the winner is....

JOSS STONE, "THE SOUL SESSIONS" - ou "sou gostosa, mas canto pra c..."

Quer fazer um teste? Bota BEEEEM alto pra tocar. O tamanho do goela dessa mina é algo. Impressionante como uma piá de 17 anos consegue cantar feito uma diva negra um repertório soul de primeira classe. Sem dúvida, num mundo de Britneys e Aguileras, Joss é uma pedra rara. Valeu pelo bom repertório escolhido, com direito a uma versão da cooooool "Fell in love with a girl" (do White Stripes, "adaptada").

PIOR DISCO INTERNACIONAL:

Lixo:
Hoobastank, "Hoobastank";
The Calling, "Two";
Scissor Sisters, "Scissor Sisters";

And the biggest shit is....


HOOBASTANK - ou... "sei lá como falar dessa bosta!"
AHHHHHH! Socorro! Mais do pós-pseudo-grunge-hiper-produção americano! Meu Deus! Alguém me salve! Vocal de uma merda de aluno do "Eddie Vedder Institute", músicas super-produzidas (leia-se: para tocar em rádios pop), instrumental comportado e letrinhas de amor. SOCORRO! Mais Creed não!


MELHOR DISCO ELETRÔNICO:

Concorrentes:
Alter Ego, 'Transphormer';
Air, 'Talkie Walkie';
Prodigy, 'Always outnumbered, never outgunned'.

And the winner is......


AIR, 'TALKIE WALKIE'
Confesso que esperei muito o disco do Prodigy. Esperei para colocá-lo como melhor do ano. Não deu. A mera troca da pesadêra industrial de "Fat of the Land" pelo "moderninho" electro não me convenceu. Então, fico com esse disco magnífico do duo francês, cheio de texturas rítmicas totalmente psicodélicas, vocais discretos e ótimas melodias, coisa que não costuma estar presente nos, de regra, chatíssimos discos de lounge. 'Surfin' on a rocket' e 'Cherry Blossom Blues' são indispensáveis.


MELHOR ESTRÉIA INTERNACIONAL:

Concorrentes:
Keane, "Hopes and Fears";
Franz Ferdinand, "Franz Ferdinand";
Kasabian, "Kasabian";

And the winner is..........


KEANE, "HOPES AND FEARS" - ou "somos nerds, mas tu gosta"

Eu sei que tu leu que eles parecem o Coldplay e o Travis. Já leu que o Coldplay e o Travis emulam o Radiohead. Já leu tudo isso. Se tu, sinceramente, CAGA para esses comentários e pensa que o que importa é o som, gostou desse disco. Tudo bem, tem duas ou três músicas mela-cueca fracas. Tem. Mas também tem "Bedshaped", "This is the last time", "Everybody's changing" e "Somewhere only we know". Melodias fortes, com um ótimo teclado, ótimo vocal. Som poderoso. Não é um debut comparável ao Coldplay, Oasis ou Strokes. Mas é muito bom.

MELHOR MÚSICA:

Concorrentes:
Keane, "Bedshaped";
U2, "Vertigo";
Franz Ferdinand, "Take me out".

And the winner is....


FRANZ FERDINAND, "TAKE ME OUT" - ou "só no sapatinho"
Comecei a gostar dessa música quando descobri que, por baixo da mesa do computador, enquanto a ouvia, meus pés ficavam fazendo o compasso. Fora o GRUDE do refrão. Quando tu ouve essa música, não consegue resistir a ir dum lado pro outro, sacudindo o esqueleto. Sabe rock pra pista de dança? É isso. Esses escoceses andróginos oitocentistas acabam levando todo mundo, com a virada espetacular que parte de um Strokes pesadão para um riff tão dançante quanto a disco music. Tã-nã-tã-nã-nã-nã...


MELHOR DISCO INTERNACIONAL:

Concorrentes:
Snow Patrol, "Final Straw";
Keane, "Hopes and Fears";
U2, "How to dismantle and atomic bomb".

And the winner is.............

SNOW PATROL, "FINAL STRAW" - ou "rock'n'roll de calção limpo"
Tá ligado aqueles volantes que marcam pra burro, passam bem e saem de campo com calção limpo, tipo Falcão ou Fernando Redondo? Pois é. A sensação que eu tenho ao ouvir esse CD é como se o Snow Patrol fizesse isso com o rock. Termina de ouvir o disco e parece que não sentiu nada de suor ou sujeira, mas ouviu um rock indiscutivelmente de primeira. Guitarreira pesada, bateria forte, riffs potentes - barulho sem barulho. Rock de calções limpos. Tá aí - um conceito. Fantástico do primeiro ao último acorde.

NACIONAIS


MELHOR DISCO SOLO MASCULINO:

Concorrentes:

BNegão e os Seletores de Freqüência, "Enxugando o gelo";
Marcelo D2, "Acústico MTV";
Gilberto Gil, "Eletroacústico".


And the winner is....

MARCELO D2 - ACÚSTICO MTV

Eu realmente NÃO queria votar nesse disco. Mas esse ano está repleto de discos ao vivo ou acústicos. Que fazer? BNegão, Black Alien, enfim, esse time todo de hip-hoppers não faz o meu gênero. Então fica o troféu para o Marcelo, como uma homenagem ao genial "À Procura da Batida Perfeita".


MELHOR DISCO SOLO FEMININO:

Concorrentes:
Bebel Gilberto, "Bebel Gilberto";
Katia B, "Só deixo meu coração na mão de quem pode";
Fernanda Porto, "Giramundo".


And the winner is........

KATIA B, "SÓ DEIXO MEU CORAÇÃO NA MÃO DE QUEM PODE" - ou "um oásis num deserto de criatividade".

Posso dizer que esse disco é o que eu penso sobre como fazer um disco moderno e relevante de MPB. Katia B, além de boa cantora (só não imitar a Marisa Monte já vale a pena!), não hesitou em misturar eletrônico, bossa nova e trip hop numa fusão feliz, criativa e relaxante. Sem soar como Fernanda Porto (que é uma Marisa Monte com DJs), consegue dar um pouco de gás numa música afundada por nepotismo e escassez criativa. Letras inteligentes, ritmo descontraído - bossa eletrônica da melhor qualidade. Ponto pra ela.

PIOR DISCO NACIONAL:

Concorrentes:
Caetano Veloso, "A Foreign Song";
Charlie Brown Jr., "Tamo aí na atividade";
Roupa Nova, "Roupacústico".

and the shit is....



CAETANO VELOSO, "A FOREIGN SONG" - ou "EU SOU O MÁXIMO ... (DA DECADÊNCIA)"

Nacional? Bom, esse disco foi a maior mostra da pretensão decadente do Caetano. Autocolocado num pilar como gênio absoluto, resolveu se meter onde não devia, ao invés de se retirar gloriosamente do mainstream como um dos principais compositores da MPB. Algumas coisas realmente fazem chorar ? Caetano cantando (rectius: assassinando) "Come as you are" é uma delas. Enfim, esse CD coloca em pratos limpos a figura ridícula que o GÊNIO Caetano se tornou. A eleição de um pior não se faz só pela qualidade, mas tb pela expectativa criada. Ninguém esperava nada do Charlie Brown mesmo...
PS: Acreditem: tem muita porcaria de ficou de fora. De George Israel até Jota Quest.


MELHOR ESTRÉIA NACIONAL:

Pata de Elefante, "Pata de Elefante";
Leela, 'Leela'.
Mombojó, "Nadadenovo".

and the winner is....


MOMBOJÓ, "NADADENOVO" ou "no Brasil, novo sim".

Nada de novo pra quem? Num, país que vem cultuando um gordo de 40 anos que usa bermuda de skatista e diz que "o jovem no país nunca é levado a sério", como se ele tivesse alguma coisa séria para dizer, o som do Mombojó é algo bem inovador. Não que não tenha algo de manguebeat, algo de trip hop, algo de rock, algo eletrônico, algo de MPB, algo de Radiohead ou de Los Hermanos. É que essa salada de bom gosto é algo bem raro no Brasil, um país no qual quem gosta de rock tem que achar que o som do Barão é BACANA. Bota no liqüificador esse negócio e sai um som pra lá de bom.


MELHOR MÚSICA:

Concorrentes:
Katia B, 'Só deixo meu coração na mão de quem pode';
Seu Jorge/DJ Marcelinho da Lua, "Cotidiano";
Pitty, 'Equalize";

and the winner is...


SEU JORGE/DJ MARCELINHO DA LUA, "COTIDIANO" - ou "sambinha do mestre pra geração eletrônica"

Chico Buarque eletrônico? Heresia? Pior é que ficou FODA essa versão. Sem dúvida, o máximo que 2004 conseguiu foi repetir 2003: o grande sucesso foi o cover de um clássico em versão drum'n'bass (ano passado, "Só tinha de ser com você", na dupla Fernanda Porto/DJ Patife). O MPBista malandro Seu Jorge, grande sensação no ano, misturou sua voz com um beat e, com a letra maravilhosa do Chicão, ganhamos uma boa música. 2004 teve coisa melhor?

MELHOR DISCO NACIONAL:

Concorrentes:
Cachorro Grande, "As próximas horas serão muito boas";
Katia B, "Só deixo meu coração na mão de quem pode";
Mombojó, "Nadadenovo".

and the winner is....

KATIA B, "SÓ DEIXO MEU CORAÇÃO NA MÃO DE QUEM PODE"

Que o pop/rock nacional vive na bosta todo mundo sabe. Prova disso é o empilhado de acústicos e ao vivos que saíram esse ano. E que o Skank não figura mais na lista de piores. Aliás, fora Mutantes, Legião e mais uns quatro ou cinco, nunca tivemos nada que preste de rock. O Brasil sempre se deu melhor com ritmos como samba e bossa nova. Esse disco é, simplesmente, o melhor de 2004. A especialidade do Brasil talvez um dia seja o rock. Pelo que tem aí, deixa pro pessoal do outro lado do oceano.


MELHOR DVD:

Concorrentes:
Placebo, "Soulmates Never Die";
Oasis, "Definitely Maybe";
Cool Britania


And the winner is..........

OASIS, "DEFINITELY MAYBE" - ou "clássico é clássico"

"Definitely Maybe" foi um disco que colocou um erupção em decadente e descaracterizado rock inglês. A melancolia do pós-punk já havia se exaurido e bandas como o Suede não representavam uma força capaz de dividir atenção com as bandas de Seattle. Foi o Oasis, com um disco do rock'n'roll mais básico, rasgado e tradicional, que ressuscitou o Britrock, dando fôlego para um movimento musical - o BRITPOP - que dividiu a década com o grunge. Singles poderosos como "Supersonic", "Rock'n'roll star", "Cigarrettes and alcohol" e "Shakermaker" levaram esse álbum, lançado a 10 anos atrás, a ser o debut mais vendido de todos os tempos. Poderia não ser esse o DVD do ano?

MELHOR COLETÂNEA:

Concorrentes:
The Verve - 'This is music - Singles 92-98';
Travis - 'Singles';
Primal Scream - 'Dirty Hits'.

And the winner is.........

THE VERVE, "THIS IS MUSIC: SINGLES 92-98" - ou "totalmente foda"

Não teve jeito. Essa banda me pega no contrapé. A genialidade do Ashcroft em músicas como "Sonnet", "Lucky Man" e "Bittersweet simphony" é impressionante. A capacidade de transformar as músicas em canções épicas capazes de comover montanhas é ALGO. Não deixe de comprar.

Trilha sonora do post: Cat Power, 'Wonderwall'.