Mox in the Sky with Diamonds

segunda-feira, dezembro 13, 2004

RETROSPECTIVA FUTEBOLÍSTICA - FEBRE DE BOLA!



Observação inicial: Como a temporada européia inicia e termina no meio do ano, levei mais em consideração a temporada anterior do que o desempenho inicial nesta.

  • MELHOR TIME DO MUNDO: MILAN.

Neste blog tu ouve há muito tempo que o Madrid é o time com os melhores jogadores do mundo, mas não é o melhor time do mundo. Há muito tempo mesmo. O Milan é um time altamente equilibrado: tem um bom treinador, bom goleiro, excelente defesa, meio campo bem satisfatório e ataque letal, com a vantagem de ter várias alternativas no plantel. A escalação é, de regra: Dida; Cafú, Nesta, Maldini e Pâncaro; Gattuso, Pirlo, Seedorf e Kaká; Shevchenko e Inzaghi. Com opções de banco em todos os setores: Stam, Kaladze e Costacurta (defesa), Ambrosini, Redondo e Rui Costa (meio campo), Tomasson e Crespo (ataque). Esse equilíbrio aparece em campo. Tudo isso com uma temporada brilhante de Kaká e Shevchenko. Levou o Campeonato Italiano e só não foi bicampeão da Championsleague porque foi vítima de um desastre em Coruña, quando perdeu de 4 a 0 para o time da casa, que havia tomado 4 a 1 em Milão. O inacreditável às vezes acontece.

  • MENÇÃO HONROSA: ARSENAL.


Tu tá ligado naqueles times que têm PADRÃO DE JOGO? Assim, com maiúscula? Bom, o Arsenal é um time que joga sempre da mesma forma: espera o adversário atacar e chega ao gol adversário com, no máximo, cinco toques. Tu não acredita? Conta então. A razão para isso é a velocidade incrível do meio campo em diante, a capacidade de ir à frente de todos, a característica de passes rápidos da equipe e a efetividade do Henry. Vá lá: Lehmann, Lauren, Touré, Campbell e Ashley Cole; Ljüngberg, Gilberto (Edu), Vieira e Pires; Henry e Reyes. Com opções no banco tipo... Bergkamp. Foda. O timaço foi campeão invicto da Premierleague, mas tem uma síndrome de pequenez incrível nas competições internacionais.

  • MELHOR JOGADOR: THIERRY HENRY (ARSENAL).

O quê??? Tu é louco? Calma, tchê. Eu disse do ano. É óbvio que o Ronaldinho é melhor, mas... calma, né? Esse ano ele apenas fez uns lances bonitos no Barça. Faltam títulos. Deixa rolar um pouco. Por enquanto, fico com Henry, que foi o artilheiro do Campeonato Inglês que o Arsenal venceu invicto, com total efetividade do centroavante. Veloz, hábil e com ótimos chute e cabeceio, pode-se dizer que Henry é completo. O prêmio vai também pela evolução como jogador.

  • MELHOR GOLEIRO: IKER CASILLAS (REAL MADRID).

Olha, vou te dar um argumento: com a cacetada de gols que o Madrid tomou, não era para o goleiro ser contestado? Sim, seria a resposta, se o goleiro não fosse Iker Casillas. Na real, ele fechou o gol em praticamente toda temporada passada e os problemas do Madrid na defesa demoraram para aparecer por isso.
Ah, finalmente não precisei votar no Buffon....

  • MELHOR DEFENSOR DO ANO: ROBERTO FABIAN AYALA (VALÊNCIA).

Todo mundo falou do Vicente e do Aimar, até do Mista, mas ninguém é capaz de negar que o ponto forte do Valência é, sempre foi e sempre será a DEFESA. Quem manda na tigrada é esse argentino foda, capaz de guiar linhas de impedimento, melhorar a saída de bola, cobrir a saída dos companheiros e, quando necessário, descer o cacete. Era o galáctico que o Madrid queria para a defesa.

  • MELHOR MEIO-CAMPISTA DEFENSIVO: EDGAR DAVIDS (BARCELONA, DEPOIS INTER DE MILÃO).

Ele ESTRAÇALHOU no Campeonato Espanhol. Só não viu quem não quis. Agora, porque fez a bosta de trocar de time, não me pergunte. Correu pra burro, desarmou, tomou conta da defesa como manda o script ? cão-de-guarda. Desequilibrou, ano passado, em favor do Barça. E ninguém mandou melhor no segundo semestre.

  • MELHOR MEIO-CAMPISTA OFENSIVO: KAKÁ (MILAN).

Desse acho que não precisa falar muito, né? Impressionante como a velocidade, força e o chute forte do Kaká apareceram rápido no truncado e dificílimo futebol italiano. Com todas essas características, Kaká foi o meia mais agressivo e contundente do mundo. Ponto.

  • MELHOR ATACANTE: RONALDINHO GAÚCHO (BARCELONA).

Fica até chato comentar, né? Eu só queria dizer que o Schevchenko também jogou um absurdo....

  • MELHOR TÉCNICO: JOSÉ MOURINHO (PORTO, DEPOIS CHELSEA)

Fala sério, meu, o cara ganhou a Championsleague desses caras todos com um time em que os craques eram Deco e Derlei? Bom, não é o suficiente pra ti? E se eu disser que o cara, na temporada 2002/2003, papou Liga Portuguesa, Copa de Portugal e Copa UEFA? Não...? E se, na temporada 2003/2004, o cara papou a Champions, a Liga de novo e só perdeu a Copa na final para o Benfica DEPOIS de ter ganho a Champions (ou seja, a motivação...)? Não é o bastante? Bueno, então vai te fuder. Que o cara já é líder da Premierleague e se classificou na Champions com o Chelsea.

  • MELHOR TÉCNICO DE SELEÇÃO: LUIZ FELIPE SCOLARI (PORTUGAL)

Aquele tal de Oto reinranho o quê? ......... fala sério. Ganhou a Eurocopa sei lá como e vai ficar por aí. O Felipão montou o time mais vibrante da Eurocopa, reacendeu a moral dos portugueses e, ainda por cima, nas eliminatórias, depois de empatar ridiculamente com Liechtenstein, meteu 7 a 1 na Rússia? Ouviram? Não foi em Angola, foi na Rússia! Não bastasse isso, ainda mandou tomarem no cu os jornalistas portugueses. Bem dito. O cara é o mais foda do mundo.

  • MELHOR PARTIDA - BARCELONA 3 vs. 0 REAL MADRID (LIGA ESPANHOLA)

É doloroso para um hincha reconhecer, mas esse foi um jogão. Os dois times ofensivos pra burro, muito talento em campo, show de torcida, rivalidade, fiesta española (ou catalã). Não ia ser a finalzinha doída Porto e Mônaco....

TIME DO ANO: Casillas (Madrid); Puyol (Barcelona), Schiavi (Boca), Ayala (Valência) e Wayne Bridge (Chelsea); Davids (Barcelona, depois Inter), Deco (Porto, depois Barcelona), Kaká (Milan) e Ronaldinho (Barcelona); Shevchenko (Milan) e Henry (Arsenal).

Trilha sonora do post: The Doves, 'N.Y.'.