Mox in the Sky with Diamonds

sexta-feira, dezembro 17, 2004

OS DEZ FILMES DO ANO


10. COLD MONTAIN
Ao desavisado crítico Cold Montain tem dois defeitos: é longo demais e americano demais. Felizmente para os que se prestam a assistir um filme de mais de duas horas e meia, a trama, embora às vezes canse, é bem interessante, mesclando a (im)possibilidade de amor platônico, num eixo romântico, e, ao mesmo tempo, faz um retrato histórico dos EUA que, lido antropologicamente, revela como o homem anglo-saxônico é CRUEL, SANGÜINÁRIO e HIPÓCRITA. A indecência do Sul dos EUA, nesse sentido, soa engraçada e paradoxal, porque por mais que saibamos qual lado estava certo, não podemos deixar de ter pena dos que morrem ? a guerra é um mal em si.

9. SHREK 02
O representante das animações nesse topten. Incrível, mas conseguiu ser mais engraçado que o primeiro. O Ogrão vai visitar a família da princesa e damos umas boas gargalhadas, especialmente com a genial participação do Gato de Botas (Banderas).

8. FAHRENHEIT 9/11
Bem, esse fica como representante dos documentários. Um documentário-panfleto, na verdade, que vale muito menos como filme do que como iniciativa política. Anti-Bush, tropeçou em alguns momentos (já elenquei alguns, principalmente o preconceito com os árabes), mas foi válido pela sua sagacidade e originalidade.

7. BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS
Mr. Charlie Kaufmann conseguiu ser o protagonista desse filme, com seu roteiro surrealista e sua habilidade em encaixar quadro-sobre-quadro. O tema, desta vez, é mais banal, e por isso mais complexo e duro de fugir do clichê: o amor. Quer saber? Ele fugiu.

6. ALBERGUE ESPANHOL
Ah... Barcelona é covardia! Um filme que reúne sensibilidade, convivência, culturas diversas e senso aventureiro. Um pouco do meu ano, da minha viagem, da mochila gigantesca nas costas e um mapa enorme na mão. A história dos mochileiros que se aventuram em outros países, com todo cosmopolitismo próprio de Barcelona.

5. DIÁRIOS DE MOTOCICLETA
Como fazer um filme do maior clichê da política sem ser clichê? Pergunte ao Walter Salles - ele fez. Um filme maduro, realista, nada piegas para falar de um pragmático idealista, se é que isso existe. Fantástico para ver-se que Che foi estimulado menos pelos livros de Marx do que pela pobreza dos seus hermanos da América.

4. 21 GRAMAS
Antes de qualquer comentário sobre o filme: atuações DEMOLIDORAS dos atores. Sean Penn está simplesmente fantástico. Benicio del Toro, na minha opinião, foi melhor que Tim Robbins, então simplesmente o melhor. E Naomi Watts também vai excelentemente. Com um roteiro tenso, que testa inteligência e memória, mergulhado na brutalidade do cotidiano, do acaso, me lembrou os romances do Henry Miller.

3. AS INVASÕES BÁRBARAS
Como uma comédia intelectualóide consegue ser tão boa? Bem, talvez pela peculiaridade dos personagens, por seus impulsos sexuais. Creio que o ponto de "humanização" desses intelectuais que os franceses idolatram (eu sei que o filme é de um canadense) foi o fundamental desse filme: todos somos fracos, mortais, queremos transar e comer, estamos rodeados de gente (in)diferente, podemos vir a usar drogas e, no final, viramos pó. Intelectuais ou não. Fodam-se, pois, todos.

2. KILL BILL VOL. 01 E 02
O épico do Tarantino mereceu esse segundo lugar. Eu, que normalmente me deixo seduzir mais pelas implicações filosóficas dos filmes do que por critérios estéticos e referenciais (questão de gosto, só), ME RENDI. O cara é FODA. Um misto de spaghetti western com filme trash, filme de kung fu chinês com anime, atuação soberba de Uma Thurman e Derryl Hanna e estilo Tarantino de montagem. Enfim, ÉPICO.


1. DOGVILLE
Escrevi um longo texto sobre esse filme. Muito mais que falar da "sociedade americana", como dizem por aí, é um filme que trata de todo gênero humano e da capacidade das pessoas se reunirem na sua mediocridade e, baseadas em convenções hipócritas, destituídas de qualquer racionalidade, esmagar o diferente. É o número 1.


OS PIORES

5. MULHER-GATO, MAR ABERTO, ALIEN VS. PREDADOR E TODOS OS FILMES QUE EU NUNCA VOU VER
É óbvio que eu não vou perder meu tempo comentando essas porcarias. Talvez só Mulher-Gato, porque a Sharon Stone mexe com a minha cabeça (ah, ah, te ligou?).

4. A PAIXÃO DE CRISTO
Filme mais "hypado" que esse não teve. Todo mundo falou. Anti-semita e o caralho. Quer saber? É um filme de violência pura, carola pra burro, além de monótono e piegas. Não acrescenta nada. Violência por violência, prefiro o Mel Gibson como ator, dando porrada em todo mundo em filmes "profundos" tipo "Máquina Mortífera" ou "O Troco".

3. A VILA
MR. SHYAMALAN, WHAT THE FUCK IS HAPPENING TO YOU? Depois de um brilhante "Sexto Sentido", um excelente "Corpo Fechado" e um mediano "Sinais", rolou um tosqueria e esse ótimo roteirista resolveu AVACALHAR a obra. "A Vila" não só cai na armadilha que o próprio autor cria para si (ter um final totalmente surpreendente), como também erra em detalhes mínimos de suspense, tais quais a seqüência de cenas, a revelação de segredos antes da hora, etc. Buemba.

2. O DIA DEPOIS DE AMANHÃ
Quando eu li: "do mesmo Diretor de Independence Day", eu pensei: "NUNCA vou ver". Mas um dia desses meu velho locou, estávamos papeando, tomando uma ceva e ele colocou. Paciência. Uma hora e meia de vida na lata do lixo ? orgânico. Sinceramente, essa porcaria espelha toda capacidade que os americanos de reunir o seu binômio/especialidade (ação/efeitos especiais) e, com isso, estraçalhar o bom humor de qualquer pessoa que tenha o mínimo senso crítico. Credo.

1. OLGA
Olga foi um estrago sem precedentes no cinema nacional. Não porque eu não goste de novelas, mas porque pretende ser modelo. Primeiro, a ausência de exploração dos cenários (que a própria GLOBO se vangloria de ter criado com muita tecnologia...), uma vez que a lente não sai da cara dos atores. Segundo, a atuação PÍFIA dos atores. Um Getúlio podre, Prestes ridículo (um abobado que comandou uma coluna, é isso que querem nos passar?), uma Olga de duas cenas (a das Brigadas e a separação do filho), no restante com olhar vago para o nada. Terceiro, o principal, o filme é destituído de qualquer conteúdo. Uma história importante, da participação da URSS no Brasil, da Ditadura do Getúlio, da deportação de uma judia para a Alemanha anti-semita, do comunismo, nazismo, TUDO ISSO FOI SOTERRADO POR UMA HISTORINHA DE AMOR DE NOVELA MEXICANA. É campeão. Dá-lhe Brasil.




Trilha sonora do post: The Libertines, 'Can't stand me now'.