Mox in the Sky with Diamonds

quarta-feira, novembro 17, 2004

O Mundo de Osama
A vitória de Bush representa, no pano de fundo, a risada de Bin Laden. Sim, porque seu plano foi mais que atacar simplesmente as torres gêmeas ou a Estación de Atocha. A intenção de Bin Laden (ao contrário do que podem pensar alguns pseudo-intelectuais de "esquerda") não é destruir o complexo financeiro-militar dos EUA, que espalha dominação e reproduz a desigualdade em escalas gigantescas. Vai muito mais além. Osama odeia a civilização ocidental como um todo e escolheu os EUA - seu maior símbolo - como alvo principal. Osama odeia a democracia (nacional e internacional), o pluralismo, a ONU e todas as políticas de direitos humanos. Bin Laden ganha com a eleição de Bush, com a política de combate ao terror com base no medo, no esquartejamento das liberdades fundamentais e demérito da democracia internacional em prol de um projeto cristão-messiânico próximo - bem próximo - à loucura. Osama contava com a irracionalidade do Ocidente, e o obteve nos EUA (não na Espanha). A vitória de Bush, portanto, é a vitória de Bin Laden. E a nossa derrota.


Sobre "La Mala Educación", do Almodovar

Comentário-voadora: putaquepariu, quanta viadice! Blah!

Comentário-de-fundo: as tensões típicas dos filmes almodovarianos, embora com a ironia bem mais sutil, envolvendo, fundamentalmente, a questão do abuso sexual na infância, da homossexualidade e do vício. Um fio de cabelo cai no chão e se transforma em bomba atômica.

Comentário-tosco: será que no próximo não dava pra ele fazer com mulheres o filme?

Um PS sobre a Igreja: O próprio Almodovar admitiu que estava chutando cachorro morto. Hoje em dia, todo mundo sabe que mosteiro é PPP: punheta, putaria e pedofilia.


Jogo Imperdível
Há vários anos não temos um Barça vs. Madrid que se realizará nesse fim-de-semana. De um lado, um Barcelona que tem, do meio pra frente, dois armadores - Xavi e Deco - e três atacantes - Ronaldinho, Giuly e Eto'o. Ronaldinho e Giuly atuam em diagonal, partindo de trás. De outro, a linha poderosíssima de frente do Madrid - com Guti e Beckham, de volantes, Zidane, Figo e Raúl de armadores e Ronaldo fazendo o pivô. Com Owen, agora em boa fase, no banco. Será um jogo, em tese, OFENSIVÃO. Bonito de se ver.



E aí
Alguém foi no Tim Festival? Olha, Primal Scream, Libertines e 2 Many DJ's eram imperdíveis.


Alter Ego
Menção aí ao show devastador, para ser sutil, da banda do cabeça-gigante que comenta por aqui, ocorrido na semana passada. Rock'n'roll pra caralho, a ponto de fazer as 'hip hop girls' pularam fazendo tu-pá-tu-pá, imitarem guitarras e sair cantando Strokes, desengoçadas nos seus saltos gigantescos e demarrando a maquiagem com o suor. É isso aí, minas: vão suar a camiseta! De arrepiar aqueles que gostam da boa, velha e suja receita básica de como deixar um cervejeiro bagaceiro que gosta de barulho feliz. Tocou Strokes, Oasis, Radiohead, Doors, The Who, mas o destaque foram as próprias. E ELE É O BEEEEER MAN!


O Bom
De Santa Catarina é que lá se cruzam os paraísos naturais com os de Baudelaire....



Trilha sonora do post: The Rapture, "Killing".