Mox in the Sky with Diamonds

sexta-feira, outubro 29, 2004

Tchê, deu preguiça nesses dias, mas hoje tô com fôlego. Vá lá então um post grandão:


Tracklist brasuca BALA (pra começo de conversa)

- Los Hermanos, "Outro Alguém" (eu, que nunca amei ninguém.... Poucas vezes vi uma letra e canção tão repleta de intensidade, sentimento, emoção e sinceridade quanto essa. E que se enquadra em uma história.... enfim é a melhor dos Hermanos, para mim).
- Katia B, "Só deixo meu coração na mão de quem pode" (ótimo acompanhamento triphópico/eletrônico, com direito a considerações freudianas na letra).
- Mutantes, "Jardim Elétrico" (êta psicodelia dos inferno...).
- Mutantes (biiiiis), "Ando meio desligado" (ando... meio desligado... rock'n'roll com tempero brasileiro).
- Chico Buarque, "Deixe a menina" (pros que gostam de incomodar as minas... ótima letra, sambinha básico).
- Marcelo D2, "Qual é" (uma das melhores músicas de todos os tempos da música brasileira - samba e hip hop, letra simples e espontânea, criativa para caralho, enfim... sacode o esqueleto - isso é BraSil).


Sociedade que não vale a pena
- Poucas sociedades civis são tão inúteis e vagabundas quanto a brasileira. Incapaz de se reunir em associações, por exemplo, para lutar por direitos do consumidor, causas ambientais, etc., como ocorre nos EUA, foi necessário que o próprio Estado criasse um órgão para defendê-la - o Ministério Público.
- Pois bem, essa mesma sociedade vagaba passa o dia sentada na poltrona coçando o saco, enquanto espera que o Estado resolva seus problemas, reclamando de tudo e todos e querendo, de um dia para o outro, virar primeiro mundo. É essa a sociedade é que critica o "Fome Zero"? Essa sociedade que não faz nada, espera tudo de cima? Essa sociedade que é incapaz de perceber que essas fraudes não devem ser atribuídas ao Estado, mas sim a si própria?
- A sociedade brasileira é tão pútrida e ignorante que foi incapaz de aproveitar o episódio para refletir sobre si própria e sua ausência de colaboração para um programa que qualquer pessoa com coração é a favor. Fez o de sempre: culpa no governo. Afinal, alguém é contra que se encha uma barriga vazia?
- Quem tem fome não aprende. Não trabalha. Não faz nada. Dar comida aos pobres é prioritário. Depois, a gente discute se o Estado é ou não paternalista.
- Conscientização cultural. O Estado está certo em considerar a presunção de boa-fé nas pessoas. A sociedade é que tem que censurar quem frauda. Não esperemos tudo do Estado - a última vez que isso ocorreu foi nos regimes totalitários do século passado. Precisamos criar um cultura de civilidade nas pessoas. Ou isso começa, ou vamos ser recalcados que colocam a culpa da nossa pobreza nos políticos e nos EUA pelos próximos 10 séculos. Essa bosta de sociedade não tem nenhuma autocrítica.


- Todas as críticas deste blog são institucionais, não pessoais.



A Canalhice Institucionalizada
O "caso Herzog" apenas revelou que a direita raivosa ainda está substancialmente inserida nas mais diversas instituições brasileiras. A nota foi a primeira reação. Anti-histórica, irreal (melhor: surreal), agressiva e com cheiro de podre. Eu definiria assim a notinha do Exército que usava termos como "revanchismo", uma espécie de indicativo que, para esses falcons brasileiros, toda manifestação pró-Direitos Humanos tem caráter de inimiga. Isso é assustador. Ainda pagamos salários para aqueles que nos afundaram na merda: como nenhum outro Governo, a Ditadura endividou o país, causando um crescimento artificial (e tem gente que quer que o Lula faça isso!), que desmoronou em poucos anos. Rechaçou um plebiscito legítimo que deu poder para João Goulart, fulminando a democracia. E, em termos sociais, não permitiu as reformas de base que o país precisa até hoje. Nem falei de tortura, censura, o diabo a quatro. Pois não é que ESSES BOSTAS ainda encontram eco na imprensa (com Olavo de Carvalho, Percival Puggina e outros ESCROTOS) e no Congresso (há pouco recebi discursos acusando Dirceu de terrorista e defendendo o golpe!)? É inacreditável que um país como o nosso, cuja democracia evoluiu a ponto de elegermos um operário para Presidente, não tenha ainda dado nome aos bois que geraram esse ranço TFP fedorento que ainda não foi expurgado e faz parte de uma parcela dos anti-petês. Comparem com a Argentina, que já foi atrás dos filhos-da-puta, mas hoje vive crise astronômica e ainda tem partido peronista. Por favor. Tirem esse budum da minha frente. Ainda bem que o Lula não ficou quieto diante dessa explosão de merda no ventilador. FFHH teria ficado. Finalmente, vão se abrir essas PORRAS de arquivos. Que abram, e mandem o PP e o PFL para o inferno.


Acordei desbocado, por isso é desnecessário comentar o atual estado do Grêmio. Só posso dizer: MERDABOSTAPORRADROGAPUTAQUEPARIUQUEMERDAFILHODA
PUTADESGRAÇADOVIADOVELHODEMERDAESSEOBINO!
Ah, desabafei.

No próximo post, vou meter o bedelho na história se "Is This it" é a salvação do rock e venho com uma tese sobre rock brasileiro que vai me causar olho roxo, provavelmente.


Trilha sonora do post: Medeski, Martin & Wood, "Chubb Sub".