Mox in the Sky with Diamonds

terça-feira, setembro 21, 2004


Oh! .......... haha
...........
I mean - Ahhh! haha
............
No, I didn't mean that at all .....


uuuhhuuuhhhuuuhhh

(cantarolando já adivinhou o quê, né?)


Q - Os discos de 2003 e os de 2004
A Q, importante revista musical britânica, lançou a eleição dos melhores do ano. Interessante como esse ano foi frutífero em surpresas, mas decepcionante nos clássicos. Ano passado, tivemos ótimos discos de Strokes, White Stripes, Radiohead, Muse, Los Hermanos. E boas estréias: Jet, Outkast, Maria Rita etc. Esse ano, os melhores do ano são debuts: Keane e Franz Ferdinand. PJ Harvey, Patti Smith, Prodigy e Basement Jaxx, por exemplo, fizeram trabalhos muito conservadores. Em suma, até agora, 2004 foi pior que 2003. Vamos aguardar o U2, que vem aí até o fim do ano. O ano ainda não acabou.

Clichês da crítica musical
Era previsível que a crítica recebesse de braços abertos o disco do Black Alien, como um contraponto ao D2. É claro que ninguém gosta de ver o Marcelo no Faustão, mas mais uma vez vigora o clichê: mainstream = ruindade. Não. Nada a ver. A verdade é que o disco do D2 é MUITO melhor que o Black Alien, que, segundo a crítica, recupera o rap "gangsterista", misturado com hardcore. Ora, isso é a coisa mais antiga do mundo - Rage Against the Machine, House of Pain, todas essas bandas foram variações nessa mesma história. Já D2 refresca o ambiente: cria uma vertente à parte, um samba-rap aliviado que, ao lado da mistura com disco e outros ritmos animados que estão no Outkast, refresca o ambiente desse "gangsterismo" chato (50 cent, Racionais), ou, pior ainda, da mistura mela-cueca do R&B (Beyoncé e esse era o espaço que queria Preta Gil, se não fosse HORROROSA como cantora e tudo mais).
Tudo devido ao preconceito com o mainstream.

Tiro e queda - CRASH
Não revi, mas fui relembrado desse filme, que compõe meus "Filmes Essenciais", justamente diferente de toda espécie de relação humano-maquínico já tão bem abordada em filmes como 2001 ou Blade Runner. O que chama atenção é o caráter sexual da relação, totalmente inusitada. Pode? Pode.

Um conservador
- Festinha de "Psytrance", um dos ritmos mais malucos da música eletrônica, para me contentar com a idéia de que a minha relação venial é com o rock, não adianta. Sou muito conservador - ainda sou do "drumbá" e da "tecneira" (parentes mais próximos).
- A propósito, Mombojó fez sucesso lá na praia.

Apostando
- Bom, uma aposta na Championsleague. O título não deve escapar de Real Madrid ou Barcelona ou Arsenal ou Chelsea ou Milan. Podem dizer que é bastante, mas, se virem bem, notarão que exclui alguns candidatos consistentes.


C-E-R-V-E-J-A
- .... + Bohêmia + cigarro + Bohêmia + Bohêmia + cigarro + Bohêmia + Bohêmia + Bohêmia + cigarro + Bohêmia + Bohêmia + cigarro + ...



E isso ai. Por hoje, no más (como diriam os baguais guascas lá do Parque Farroupilha).



Trilha sonora do post: The Thrills, "Santa Cruz (You're not that far)".