Mox in the Sky with Diamonds

sábado, agosto 14, 2004

Variando os posts - uma história ocorrida essa semana em uma lista de discussão

Tudo começou com um e-mail sobre o filme Amnésia:
"xará...eu assisti há um tempo, teria q ver de novo...vou fazer hj, minha namorada tem ele em casa...bem...o filme é mto bom, bom mesmo, aborda o lance da doença dele, e o mau entendido da morte de sua esposa, ele vivia na confusão...e isso vai se desenrolando, tipo...no dvd, tem a versão dele na ordem cronológica...procure ver e "abra seus olhos"ou "olhe bem de perto"...alguém aí sabe de q filmes são esses slogans...? hehehe adoro slogans...qm sou ber mais e quiser me lidtar filmes e slogans...vou amar...
bjus a todos e xará...apareça sempre...vou ver o filme p vc!"CArol de Moraes - MT"

Olhem a resposta (1): (Marcos)
"Desculpe a indiscrição, carol, mas vc mudou de sexo?!"

Acreditem ou não, olhem outra resposta (2): (Gustavo)
"é.... essa eu tb não entendi....rsrs"

Então a Carol responde:
"Como assim mudei de sexo??????? não foi uma carol q me perguntou sobre o filme? ai gente se naum foi sorry...hehe bjsmas continuo sendo mulher...e gosto mto de ser uma hein!?Carol de Moraes - MT"

E a coisa, inacreditavelmente, prosseguiu. Vejam a resposta do Gustavo:
"sim Carol....mas no e-mail q vc mandou sobre o filme Amnésia, vc menciona ter uma namorada...isso q despertou a curiosidade...mas como nosso amigo moderador bem disse, isso não vem ao caso....o assunto aqui é cinema....
Abraços
Gustavo _SP"

Então eu não me agüentei:
"Mas que falta de respeito e despropósito.
Esse tipo de assunto não tem cabimento e só revela o preconceito das pessoas, independente de qualquer (ingênua) curiosidade."

Então veio uma resposta do Gustavo para mim:
"alguem aqui falou com vc?
só estava explicando pra ela (pra Carol)pq achei q ela nao tinha entendido ...lembrando que quem fez a pergunta não fui eu...eu só fui tentar esclarecer alguma coisa....e mandei pra ela o e-mail, não pedi sua opinião ou coisa parecida...
e Carol, novamente desculpas se de alguma forma lhe ofendi....
Abraços
Gustavo"

(DETALHE: É uma lista pública de discussão)

Eu respondi, então:
"Se vc não quer que os outros se manifestem, mande em PVT, e não para a lista, que é pública e aberta.
Só usei meu direito de manifestação para repudiar esse tipo de intervenção preconceituosa na lista (lembrando a pergunta original: "vc trocou de sexo?").
Nunca vou deixar de criticar esse tipo de coisa. Se quiserem, me tirem da lista."

Então, finalmente, o Moderador se manifestou:
"Gustavo,
Se vc mandou o e-mail para o grupo vc falou com todo mundo, não só com a Carol. Se o e-mail era só pra ela, usasse o e-mail pessoal.
M-O-X (Não sei seu nome),
O Gustavo já havia se desculpado. O seu comentário e julgamento foram um tanto quanto desnecessários."
(eram mesmo?)

O Gustavo, então, pôs ponto final, claro, sem assumir a responsabilidade:
"só lembrando novamente que quem fez a pergunta ''original'' não fui eu....mas enfim.... desculpas a todos que se ofenderam.... pra mim assunto encerrado..."

E então veio o Marcos (o primeiro autor da pergunta):
Caros,Quero pedir desculpas a todos pelo imbróglio que sem querer eu provoquei, e em particular à Carol. Para tanto faz-se necessário um esclarecimento a meu respeito: não é do meu feitio julgar, rotular, discriminar ninguém. Quando eu fiz a pergunta a Carol, foi num tom de brincadeira, já que imaginei que ela postou, por engano, aqueles comentários de outrem (´´xará`` e ``minha namorada`` GERALMENTE são termos ditos por pessoas do sexo masculino).Não tenho nada contra a opção sexual de cada um, nem poderia ter, jáque isso é totalmente pessoal.
Mais uma vez os meus desculpas e se por acaso esse humilde pedidode perdão for insuficiente para apagar o mal-estar instalado nogrupo e for vontade todos, posso me retirar deste grupo sem problemas, apesar de um pouco triste".
(Até aí tudo bem).

Resposta de outra participante da lista:

"Marcos
Errar todos nós erramos. Porém, não vejo motivo para ninguém sair do grupo. Espero que vc e a Carol se entendam.Renata."

Aí o cara cutucou onça (quieta) com vara curta:
"O mais irônico, Renata, é que a Carol mesmo nem se sentiu ofendida, cmas sim um tal de M-O-X, que por sinal foi bem inconveniente e precipitado nos seus pré-julgamentos...Beijos,Marcos" (pra quê?????)


Respondi carinhosamente:
"Ó... tadinho de você, Marcos!Será que você não se deu conta de que esta é uma lista pública evocê pode ofender indiretamente outras mulheres que "tem namorada"?Eu não pré-julguei ninguém, apenas critiquei o que vc escreveu.Inconveniente foi você, ao poluir a nossa caixa de mensagens com umconteúdo totalmente pessoal de conversa, que não tem absolutamentenada a ver com o tópico da lista e agora fica se fazendo de vítima.Já tinha dado o assunto por encerrado, mas não sou cachorrinho praficar levando desaforo pra casa - ainda mais de quem não tem razão.Vá pensar e refletir melhor sobre as suas atitudes.Não vou protelar essa conversa, justamente porque ela não tem nadaa ver com o tópico da lista. Mas o direito de resposta é asseguradona Constituição.Não fosse a sua referência ao meu nome nesse e-mail, eu nem teriarespondido. Entrei no e-group para discutir sobre filmes, não paraficar trocando farpas.ass. "o tal" MOX."

Olhem a brilhante resposta do sujeito:

"MOX (espero que nao tb compre briga comigo por nao saber o seu nome),Entao nao entre em assunto em que nao lhe diz respeito..da mesma forma que eu reconheco que nao deveria ter brincado daquela forma com a Carol a respeito da opcao sexual dela (que alias teve uma atitude muito mais digna do que a sua, como tambem o moderador Mauricio) vc nao tb nao tem o direito de me ofender...eu admiti meu erro, que, como uma brincadeira infeliz, foi nao-intencional ao contrario de vc, que agiu de maneira sórdida, cinica e consciente no sentido de descontruir a minha imagem perante aos outros membros deste gd,procurando chifre em cabeca de cavalo com intuito de satisfazer o seu ego de patrulheiro ideologico dos novos valores.E tem mais: pode me acusar do que quiser (preconceituoso, ingenuo, inconsequente) e jogar os outros contra mim: so saio desta lista se a maioria dos participantes ou o moderador assim quiser. E agora, com o meu direito constitucional de resposta satisfeito, espero desta vez encerrar esta discussao que eu involuntariamente provoquei e nada tem a ver com o tema do grupo...O ''tadinho'' do Marcos"

Para não entupir mais o e-group com brigas, mandei o e-mail em PVT para ele e para o moderador:
"Eu agi de maneira sórdida? Apenas por cobrar a responsabilidade sobre o que você falou? Ou você não quer admitir que errou? Se você tivesse admitido o seu erro de verdade, não estaria entupindo o grupo com mensagens contra mim, como se eu fosse "patrulheiro" ideológico.
Pelo amor de Deus, a única coisa que eu protestei foi o fato de você não ter tratado com respeito uma pessoa do grupo e, indiretamente, outras que possam estar em situação igual. Agora, se "novos valores" são a defesa do respeito à opção sexual alheia, coisa que você não teve, eu sou patrulheiro ideológico mesmo. Não tolero ofensas públicas a pessoas que já são oprimidas veladamente pela sociedade, como ocorre com as mulheres homossexuais.
Não estou nem aí se você vai sair ou não do grupo, minha única preocupação é que não ofenda mais ninguém como você fez às mulheres homossexuais e a mim, por ter me censurado quando eu estava correto.
Não existe isso de "se meter na conversa", você mandou o e-mail para uma lista pública, portanto, todos são livres para entrar na conversa. Se você não queria intromissões nas suas considerações preconceituosas, que mandasse em PVT. Ou vai dizer que você não sabe como funciona um e-group?
Agora, dizer que "mudou de sexo" porque tem namorada é puro preconceito, mesmo que para isso realmente cavalo tenha chifres.
Mostre a "indignidade" da minha atitude por censurar uma pessoa preconceituosa. Mostre mesmo. É um desafio.

PS: Estou mandando apenas para o moderador e você apenas para preservar o grupo, que não precisa testemunhar sua conduta absurda. Estou até abrindo mão do meu direito de resposta, por enquanto, embora tenha sido diretamente ofendido pelo teu e-mail descabido.
PS2: Vou até me divertir muito ao publicar isso tudo."

Perdi a resposta dele, mas não me mostrava o porquê de'u ter sido sórdido, mas pedia para darmos por encerrado o assunto.

MINHA PERGUNTA É: Uma pessoa que pergunta se a mulher "trocou de sexo" porque tem namorada não é preconceituosa? Ou eu estou pré-julgando precipitadamente?


PS: Volto na segunda-feira, mas cedo que de costume, com os posts normais, cumprindo as promessas.



Trilha sonora do post: Los Hermanos, "Last Nite" (ao vivo).